É fácil saber quando há uma doença física e é preciso buscar tratamento médico. Por outro lado, a saúde mental geralmente não recebe a mesma atenção e é mais difícil saber quando procurar um Psiquiatra.
Em muitos casos, as doenças mentais são confundidas com cansaço ou apenas insatisfação. Por isso, as pessoas acreditam que precisam apenas de tempo ou de férias e que logo tudo voltará ao normal.
No entanto, não basta apenas ter força de vontade para que tudo se resolva. As doenças mentais, assim como as físicas, precisam de remédios e acompanhamento médico para serem tratadas — e o primeiro passo para isso é identificá-las e buscar tratamento.
Alguns “sintomas” devem ser observados, principalmente aqueles que prejudicam sua vida profissional, social, familiar e conjugal. Pensando nisso, separamos 6 sinais de alerta que indicam quando procurar um Psiquiatra:
1) Grandes mudanças de humor.
2) Dores constantes.
3) Distúrbios de sono.
4) Vontade de se ferir ou pensamentos suicidas.
5) Dificuldade de concentração.
6) Compulsões (compras excessivas, sexo, manias de limpeza, entre outros).
A Depressão costuma se manifestar de diferentes formas, causando sintomas que vão além da tristeza emocional. Ela é uma Síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas. Além da tristeza podemos encontrar distúrbios do sono, alterações de apetite, dificuldade de concentração e memorização, perda de energia, episódios de irritabilidade, apatia, perda de prazer nas atividades diárias, baixa autoestima e dores no corpo.
Uma pessoa é diagnosticada com Síndrome do Pânico quando começa a apresentar várias crises de pânico que surgem de forma abrupta e causam um sofrimento muito grande. Os principais sintomas das crises de pânico são: taquicardia (coração acelerado), sudorese (suor excessivo), dor e desconforto no peito, desconforto abdominal, náuseas, diarréia, sensação de tontura e de desmaio, falta de ar, sensação de sufocamento, ondas de calor ou calafrios, formigamentos no corpo, sensação de morte, sensação de estar tendo um infarto, medo de perder o controle ou enlouquecer.
Os sintomas físicos da ansiedade são fonte de sofrimento para quem convive com o problema e sinalizam quando a preocupação normal se torna algo bem mais grave. Os principais são náusea, diarreia, boca seca, respiração acelerada, tensão muscular, tremores, insônia, vertigem, suor excessivo, dor no peito e palpitações.
O clínico geral é um profissional da Medicina com amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto. Ele é responsável por acompanhar e diagnosticar possíveis problemas de saúde em seus pacientes.
Se você está sofrendo com alguns dos sintomas abaixo, busque ajuda de um psiquiatra
– Desânimo, tristeza, ansiedade;
– Falta de prazer na vida ;
– Palpitação, choros frequentes, conpulsão;
– Isolamento social, estresse, irritabilidade;
– Aumento ou perda do apetite ou sono;
– Ouvir vozes.
Psiquiatria – CRM 52-0120145-0
Todos os direitos reservados a Dra Crisane Prata © 2023